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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

KOENIGSEGG CCX E MUITO LOUCO !!!!!!!!

O Koenigsegg CCX é um coupé superesportivo da marca sueca Koenigsegg. O CCX foi criado para cumprir com o regulamento dos Estados Unidos e das exigências do mercado. E é o sucessor do CCR que é o 3º carro mais rápido do mundo.


O CCX foi primeiramente revelado em 28 de fevereiro de 2006 no Geneva Motor Show, embora sua existência fosse anunciada anteriormente. Tem um derivado chamado Koenigsegg CCXR que entre outras diferenças do original, o motor funciona com biocombustível.



Índice [esconder]

1 Desenvolvimento

2 Especificações

2.1 Performance

2.2 Motor

2.3 Exterior

2.4 Transmissão

3 Modelo CCXR

4 Referências

 Desenvolvimento

O Koenigsegg CCX iniciou o projeto com o objetivo de entrar no mercado mundial, mas particularmente nos Estados Unidos não é muito vendido. O engenheiro do automóvel Magnus Jaasund disse:"Nós queríamos ir para o mercado mundial, mas não podíamos fazê-lo como um carro velho". Para vender para o mercado norte-americano foram efetuadas várias alterações da concepção do CCR, o utilizado anteriormente o motor Ford Modular foi substituído por um motor Koenigsegg concebido para funcionar com 91 octanas prontamente disponíveis nos Estados Unidos, e para cumprir as normas de emissão californiano. O pára-choque dianteiro do CCX é projetado para ser mais seguro em colisões de baixa velocidade, o corpo dele é de 88 milímetros para cumprir com a regulamentação dos Estados Unidos. O CCX é 1,6 m mais alto do que o CCR, combinado com a fibra de carbono e plástico reforçado pelos bancos desportivos da Sparco. A unidade de controle também recebeu uma atualização sobre o CCR o que significa que o CCX é sem fusíveis físicos e é mais leve que o sistema anterior.

 Especificações



Performance

O CCX pode acelerar 0-62 mph (0-100 km/h) em 3,2 segundos e 0-124 mph (0-200 km/h) em 9,8 segundos. Segundo a Koenigsegg tem uma velocidade máxima de 259 mph (417 km/h), embora não tenha sido confirmado. Em 15 de junho de 2008 foi cronometrado a velocidade do CCX, em conseguir um recorde de 0-186 mph (0-300 km/h) em 29,2 segundos, batendo o Mercedes-Benz SLR McLaren 722, Lamborghini Murciélago LP640, Porsche 997 GT2, Alpina B6 S, Corvette Z06.

 Motor

Embora o modelo anterior possuísse um motor V8 Ford Modular, a Ford construiu um motor novo baseado na arquitectura modular para o Koenigsegg CCX, que foi montado por Granger & Worrall, uma empresa britânica que produz componentes para carros de Formula 1. O motor é um 4,7 V8 806 CV com 4 válvulas por cilindro. O bloco do motor é feito de Alumínio T7 que sofreu um tratamento térmico, é uma forma de reforço. A liga de alumínio é mais forte do que do motor anterior, permite um fino e leve bloco de motor que irá resistir a maiores pressões do cilindro. O motor é impulsionado por dois superchargers que fornecem 1,2 kgf/cm² (17,5 psi ou ainda 121 kPa) de pressão, do impulso com uma compressão 8.2:1 ratio. O motor produz 806 cv (601 kW; 817 Ps) 6900 rpm e 678 lb ft (919 N m) de torque a 5700 rpm em 91 octanas. O motor é lubrificado com sistema de cárter seco com uma bomba de óleo, os pistões são arrefecidos por óleo pulverizados sobre eles e do petróleo em si e tem um cooler externo.

 Exterior

O CCX tem duas portas targa e tem o teto removível que pode ser armazenado em frente ao tronco, o que significa que, ao contrário de muitos dos seus concorrentes, ela pode ser mudada em qualquer local. O corpo, feitos de pré-impregnados de fibras de carbono e Kevlar está em 169 (4.300 mm) de comprimento, 78,6 em (2000 mm) de largura e 44,1 em (1120 mm) de altura com o solo de 3,9 em (99 mm).

O CCX tem uma área frontal de 2894 m² em (1,867 m²) e um coeficiente de arrasto de apenas 0,30. Tem também um plano inferior com túneis Venturi na traseira e um spoiler traseiro opcional para melhorar a aerodinâmica. Nos 124 mph (200 km/h) há 132 lbf (60 quilogramas) de downforce sobre o eixo dianteiro e 143 lbf (65 kg) sobre a retaguarda.

 Transmissão

O CCX tem a velocidade de seis marchas manuais que tem duas chapas de embreagem de 8,5 polegadas de diâmetro (220 mm) como padrão, mas uma transmissão sequencial está disponível.

Modelo CCXR

O Koenigsegg CCXR está equipado com um motor V8 de 4,7 litros em alumínio e é dotado de dois turbo-compressores. O CCXR utiliza Etanol E85 como combustível, levando a que tenha mais de 1000 cavalos de potência (1018 mais precisamente) e 1060 Nm de binário máximo, às 6100 rpm. Estes números permitem, segundo o construtor sueco, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos, uma velocidade máxima superior aos 400 km/h e um consumo de 22 litros aos 100. Este modelo tem o valor no mercado em 2010 de 1,6 milhões de euros, tornando-o o carro mais caro do mundo

domingo, 5 de setembro de 2010

BUGATTI VEYRON

tudo sobre a bugatti!




No momento, o Bugatti Veyron parece ter tudo isso:


um motor W-16 que pode produzir 1.015 cv;

uma velocidade máxima de mais de 400 km/h;

acelera de 0 a 96 km/h em 3 segundos;

acelera de 0 a 288 km/h em 14 segundos;

preço na faixa de US$ 1 milhão.

Cedida por Bugatti Automobiles S.A.S.

O Bugatti Veyron

Nesse artigo, conheceremos detalhadamente esse automóvel incrível e veremos como é possível uma simples máquina ter um desempenho tão alto. A começar pelo motor...

O Bugatti Veyron é um carro construído em volta de um motor potente. Essencialmente, a Bugatti decidiu abrir as portas do mundo dos carros esportivos criando um motor de mais de 1.000 cv. Tudo mais é conseqüência desta decisão.
Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S.

O Bugatti Veyron tem motor de 1.015 cv


Vamos começar pelo motor. Como você começaria o processo de projeto de um motor com essa potência? Se tiver lido Como funcionam os motores dos carros, saberá que, se quiser criar um motor de 1.000 cv, ele deverá ser capaz de queimar gasolina suficiente para gerar 1.000 cv, o que significa cerca de 5 litros por minuto.

Quanto combustível é isso?
Aqui vai um cálculo rápido, que você pode ignorar se detesta matemática:

1.000 cv equivalem a aproximadamente 2,6 bilhões de joules por hora - 3,8 litros de gasolina contêm 132 milhões de joules. Então, um motor de 1.000 cv deve ser capaz de queimar mais de 76 litros de gasolina por hora;

Entretanto, os motores de carros têm apenas 25% de eficiência - 75% da energia da gasolina escapa como calor em vez de potência para as rodas. Então, o motor precisa realmente ser capaz de queimar pelo menos 300 litros por hora ou 5 litros por minuto;

Vamos fazer as contas - a combustão de 1 kg de gasolina requer cerca de 14,7 kg de ar. O ar pesa 1,22 kg por m3, no nível do mar. 5 litros de gasolina pesam 3,77 kg. Então, o motor deve ser capaz de processar 3,77 x 14,7 kg de ar por minuto ou aproximadamente 45 m3 de ar por minuto. Ou seja, 45.000 litros de ar por minuto;

Se um motor V-8 estiver funcionando a 6.000 rpm, ele poderá inalar um total de 24.000 cilindros cheios de ar por minuto - se precisar inalar 45.000 litros de ar por minuto, ele trabalhará com aproximadamente 2 litros por cilindro cheio. Isto é, um motor de 16 litros.

Precisamos de um motor de 16 litros para queimar 5 litros de combustível por minuto. Isso realmente faz sentido - o motor do Dodge Viper (em inglês) é de 8 litros em deslocamento e produz 500 hp.

Mas existe um problema: um motor V-8 de 16 litros seria muito grande. Além disso, os pistões seriam pesados, de modo que ele não conseguiria girar a 6.000 rotações por minuto (rpm). Poderia girar a um máximo de 2.000 rpm, o que significa que você precisaria de um enorme motor de 48 litros para gerar 1.000 cv. É praticamente impossível colocar um motor desse tamanho em um carro de passageiros.

Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S.

Então, como a Bugatti colocou mais de 1.000 cv em um carro de passageiros? Vamos descobrir.

O motor: criando a mágica

Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S.

A Bugatti fez duas coisas para criar um motor compacto capaz de produzir 1.000 cv. A primeira e a mais evidente é a alimentação.

Se tiver lido Como funcionam os turbocompressores, você saberá que uma maneira fácil de tornar um motor mais potente sem deixá-lo maior é colocar mais ar nos cilindros em cada curso de admissão. Turbocompressores fazem isso. Um turbo pressuriza o ar que entra no cilindro, de modo que ele possa conter mais ar.

Se você colocou o dobro de ar em cada cilindro, poderá queimar duas vezes mais gasolina. Na verdade, não é uma relação tão perfeita quanto essa, mas serve para você pode ter uma idéia. A Bugatti utiliza uma pressão máxima de turbo de 1,2 bar para dobrar a potência de seu motor.

Por esse motivo, a alimentação permite que a Bugatti diminua o tamanho do motor de 16 litros para um tamanho mais controlável: 8 litros.

Para gerar essa pressão de ar, o Bugatti requer quatro turbocompressores separados, colocados ao redor do motor.

Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S.

O motor e as saídas de ar

A segunda coisa que os engenheiros da Bugatti fizeram, tanto para manter alto o limite de giros quanto para reduzir a hesitação de turbo (demora no acionamento do compressor), foi dobrar a quantidade de cilindros. A Bugatti fez um motor de 16 cilindros, o que é bastante raro.

Existem duas maneiras fáceis de criar um motor de 16 cilindros:

uma delas seria colocar dois motores V-8 alinhados um com o outro. Você conecta as árvores de saída dos dois V-8s juntas;

outra maneira seria colocar dois motores de 8 cilindros em linha, um ao lado do outro.

A última técnica foi, na verdade, usada pela Bugatti para criar seus primeiros carros de 16 cilindros no início do século 20.

Para o Veyron, a Bugatti escolheu um caminho desafiador. Essencialmente, a Bugatti juntou dois motores V-8 um no outro e permitiu que eles compartilhassem o mesmo virabrequim. Essa configuração criou o motor W-16, encontrado no Veyron. Os dois "V" produzem um W. Você pode ver mais do que estamos falando em um conjunto de vídeos disponíveis no site da Bugatti (em inglês).

Então, a Bugatti começou a juntar características para melhorar ainda mais o motor.

O motor: características especiais

As características especiais do motor W-16 da Bugatti são incríveis. Por exemplo:

o motor tem quatro válvulas por cilindro, sendo um total de 64 válvulas;

possui um sistema de lubrificação por cárter seco semelhante ao dos carros de corrida de Fórmula 1, além de um intricado circuito de óleo interno para garantir lubrificação e resfriamento apropriados para os 16 cilindros;

possui comando de válvulas continuamente variáveis e controladas eletronicamente para criar um ótimo desempenho em diferentes faixas de rotação do motor;

possui um enorme radiador para cuidar de todo o calor que a queima de 5 litros de gasolina por minuto pode gerar.

Tudo neste motor é exagerado.

Além disso, é extraordinariamente compacto. Mede apenas 710 mm de comprimento, 889 mm de largura e 730 mm de altura. Essa é a perfeição da solução W-16 da Bugatti - os engenheiros foram responsáveis pela colocação de mais de 1.000 cv em um pacote de tamanho razoável.

Para domar todos esses cavalos de potência e o torque, você precisa de uma transmissão incrível...

A transmissão

A transmissão é única porque tem que suportar praticamente duas vezes mais o torque que a transmissão de qualquer carro esporte anterior. Ela possui:

sete marchas;

um sistema de duas embreagens;

trocas de marchas seqüenciais;

um sistema de câmbio controlado por computador e acionado por borboletas no volante.

O sistema controlado por computador é idêntico ao sistema encontrado em um carro de Fórmula 1 ou um carro da categoria ChampCar (ex-Fórmula Cart). Não há pedal de embreagem nem alavanca de câmbio para o motorista operar - o computador controla as embreagens, assim como as trocas de marchas. O computador é capaz de efetuar trocas em 0,2 segundos.

Veja Audi: potência contínua - detalhes técnicos (em inglês) para mais informações sobre os sistemas de duas embreagens.

Seria quase impossível o torque disponível do motor W-16 fluir para apenas duas rodas sem que houvesse patinagem constante delas. Por essa razão, o Veyron possui tração em todas as rodas em tempo integral. Com a aplicação da potência do motor em todas as rodas, através de um sistema de controle de tração controlado por computador, o carro é capaz de aproveitar toda a potência do motor, mesmo sob aceleração máxima. .


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